Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
A Arte de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci se iniciou no mundo das artes como aprendiz no ateliê de outro grande artista da época, Andréa del Verochio. Ali teve a oportunidade de desenvolver seu talento criativo em diversas áreas, uma vez que Verochio treinava aprendizes em diversas atividades técnicas e artísticas.

Desde criança Leonardo demonstrou enorme talento criativo e curiosidade por diversos assuntos.

Em seu trabalho como pintor, Leonardo se diferenciava de outros artistas na maneira como organizava criativamente os espaços e os elementos na tela, planejando suas composições de uma forma harmoniosa e inovadora para a época.

Fazia muito bom uso da técnica da perspectiva. Ele também criou a técnica do sfumato, que é a forma de representar a profundidade do ambiente levando em conta que, quanto mais distante, mais “esfumaçada” nos parece a paisagem.


Agora compare e compreenda Antes de Leonardo da Vinci, a cena da Santa Ceia era tradicionalmente representada com Judas isolado do outro lado da mesa. As figuras eram estáticas.


Agora veja como Leonardo da Vinci pintou sua Santa Ceia de uma forma diferente, dispondo harmoniosamente todas as figuras e realçando a profundidade do ambiente.

Leonardo da Vinci foi dono de uma carreira dedicada aos soberanos da época, que lhe faziam encomendas. Com todos os seus talentos, produziu pinturas e esculturas, projetou fortificações e foi conselheiro em diversos projetos de arquitetura e de engenharia. Através de seus cadernos de esboços, hoje temos noção do quanto sua inventividade era impressionante, estando muito à frente de seu tempo.

Compartilhe: