Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Arqueologia e Arte indígena

O que é arqueologia?
É a ciência que estuda os povos antigos, seu modo de viver e sua cultura por meio de objetos, ruínas, ossos, monumentos, etc, encontrados em escavações. Os arqueólogos também estudam os povos antigos pesquisando documentos deixados por eles.

O que é arte indígena?
É todo objeto de valor estético produzido por povos indígenas. Cocares, vestimentas, pintura corporal, utensílios decorados, adereços, tudo isso faz parte do que chamamos de arte indígena. Porém, para os próprios índios esses objetos são simbólicos e são produzidos por razões culturais. Isto é, eles se enfeitam ou decoram seus corpos e utensílios para situações especiais, como rituais, danças e manifestações religiosas, e não tem exatamente a intenção de produzir objetos de arte.

Arqueologia e Arte indígena
Sabemos que muitos povos indígenas foram dizimados na época da chegada dos portugueses no Brasil. Sendo assim, a arqueologia é a ciência que pode descobrir como eram esses povos, sua cultura e sua arte, seguindo pistas e vestígios deixados por estes povos. Um lugar muito rico em informação arqueológica sobre povos indígenas são os sambaquis. Trata-se de uma espécie de depósito de conchas e outros objetos manipulados pelo ser humano em tempos muito antigos, que podem revelar muito sobre como era a vida das tribos antigas. Os sambaquis estão presentes em todo o litoral brasileiro.

Compartilhe: