Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
A Arte Clássica

Chamamos de Arte Clássica todo o conjunto de obras de arte criado pelas civilizações grega e romana no período da História chamado de Antiguidade Clássica (aproximadamente com início no século VIII a.C. até o século V d.C.)

A civilização grega apresentou uma cultura muito desenvolvida, que até hoje é a referência principal da cultura ocidental. Sua arte representava os principais elementos culturais gregos, como os deuses e deusas, seres mitológicos e retratos do cotidiano.

Na arquitetura destacam-se os templos erguidos em homenagem aos deuses. Na escultura grega impressiona a busca pela perfeição na representação da figura humana. A pintura presente nos vasos gregos retrata eventos do cotidiano, cenas de guerras e também cenas mitológicas. A arte grega também se manifestou na literatura, no teatro e na música, que podemos ver retratados em suas pinturas e em escrituras antigas.

Quando o Império Romano dominou a Grécia muitos elementos da cultura grega foram incorporados na cultura romana. Sendo assim a arte romana da Antiguidade foi muito influenciada pelo estilo da arte grega caracterizado pela busca da perfeição ideal de beleza. Porém os artistas romanos foram aos poucos desenvolvendo um estilo próprio.

A arquitetura romana é uma das mais expressivas, com construções de templos, anfiteatros, aquedutos, que representam o poder dessa civilização. Na pintura, Roma se destaca com os afrescos de Herculano e Pompeia. Trata-se de pinturas feitas nas paredes representando pessoas, animais e objetos. Grande parte dessa arte foi soterrada pela erupção do vulcão Vesuvio, mas redescoberta muitos anos depois. Na escultura, Roma se destacou na representação de seus deuses, e mais tarde na representação de seus imperadores, que se comparavam às divindades.

Compartilhe: