Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Arte Chinesa

A China é considerada a civilização mais antiga do mundo e ao longo de toda a sua história produziu diferentes obras artísticas. A principal característica da cultura chinesa é a busca pelo equilíbrio e a harmonia, por isso sua arte revela aspectos opostos que buscam se equilibrar como tradição e inovação, o profano e o religioso, idéias originais e estrangeiras.

A ideia de harmonia pode ser percebida na pintura chinesa através da maneira de representar o ser humano como parte integrante da natureza. Inventores do papel, os chineses produziram belíssimas gravuras utilizando tintas de origem vegetal e pincéis confeccionados com hastes de bambu e pelo animal.

Os primeiros exemplos da arte chinesa são objetos e murais que decoravam o interior das sepulturas, dos templos e dos palácios. Foram enterrados juntos com o morto e por isso chegaram até nossa época em ótimo estado de conservação.

A religião budista também influenciou a arte chinesa. Monges budistas eram frequentemente representados em estátuas de estilo realista.

A prática da meditação também influenciou artistas que pintaram paisagens representando águas e montanhas com a finalidade de fornecer material para uma meditação profunda. Suas pinturas eram feitas em rolos de seda e guardados em recipientes preciosos para serem desenrolados apenas para contemplação em ambientes tranqüilos nos momentos destinados à meditação.

Compartilhe: