Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Arquitetura Francesa

A França é um dos países mais importantes da Europa em termos culturais. Sua arquitetura possui várias construções de estilos diferentes que marcaram a sua história.

A arquitetura clássica de Marselha – herança grega
Marselha é a cidade mais antiga da França. Foi ocupada pelos gregos no século VII a.C. e depois dominada pelos romanos. Ainda hoje a cidade mantém as construções históricas daquela época antiga.

O estilo românico
A Maison Carré é um dos templos romanos mais bem conservados do mundo. Construída no fim do século I a.C. (época em que os romanos ocuparam a França), a construção revela sua beleza clássica nas linhas puras e na elegância de suas colunas esculpidas.

Estilo gótico
Desenvolvido no norte da França durante a Alta Idade Média, o estilo gótico está presente principalmente nas grandes catedrais medievais espalhadas por todo o país, todas construídas entre os séculos XII e XIV. Sua aparência majestosa simboliza o poder religioso da época. Em suas paredes eram construídos belos vitrais coloridos que iluminavam o interior, sugerindo um ambiente místico.

O termo gótico só apareceu na época do Renascimento como uma crítica, já que para os renascentistas a arte gótica era considerada bárbara, sendo tipicamente medieval. A palavra gótico é uma referência aos povos godos (bárbaros-germanos).

Estilo Renascentista
O Renascimento foi um movimento artístico cultural que surgiu na Itália no início do século XVI, que se espalhou pela Europa, e chegou à França, influenciando sua arquitetura. Nesse período foram construídos vários castelos importantes que demoravam décadas até ficarem prontos. Estilo Barroco Na França o Barroco se manifestou em construções monumentais como o Palácio do Louvre (hoje Museu do Louvre) e o Palácio de Versalhes. Igrejas também foram construídas em estilo Barroco e, como nos palácios, combinam formas complexas e uma decoração exagerada. A arquitetura moderna O modernismo manifestou-se a partir do século XIX e um de seus maiores símbolos na França é a Torre Eiffel, que inovou com o uso do aço para sua construção.

Compartilhe: