Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Arte Contemporânea

Chamamos de Arte Contemporânea os caminhos percorridos pelos artistas na segunda metade do século XX, a partir da década de 1960.

Até então o mundo das artes era dominado pela Arte Moderna e todos os seus movimentos de vanguarda – Cubismo, Expressionismo, Surrealismo, etc. Mas foi com a Pop Arte que a história da arte começou a trilhar um novo caminho, surgindo a partir daí a Arte PósModerna.

A pop arte trouxe como novidade um modo de entender a arte não só como pintura e escultura. Artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein trouxeram para o mundo da arte as coisas do mundo cotidiano. Latas de sopa, embalagens de sabão em pó, retratos de celebridades, pôsteres e histórias em quadrinhos passaram a compor o cenário das artes.

Mas como assim?
Retirados do seu lugar de origem, esses objetos puderam passar a ser vistos como obras de arte! A partir daí os artistas se tornaram mais livres para escolher a melhor maneira de se expressar, com os materiais ou objetos que quisessem, ou que traduzissem melhor a sua intenção. Eles não eram mais obrigados a pintar um quadro ou esculpir uma escultura para produzir sua arte. Os artistas agora podiam se expressar livremente!

Foi então que surgiram vários movimentos artísticos nesse sentido, que fugiam da arte convencional. Com esses movimentos a arte passou a ocupar não só o espaço dos museus, mas ocupou também o espaço urbano e se aproximou mais da realidade das pessoas.

1) Cow Parade

2) Garrafas Pet no Tiete/SP

3)A impossibilidade física da morte na mente de alguém vivo que está vivo - Damien Hirst

Além de pintar quadros e fazer esculturas, os artistas contemporâneo utilizam múltiplas linguagens. Muitos artistas contemporâneos querem chamar a atenção do mundo para problemas ambientais ou sociais, e fazem intervenções urbanas, modificando a cidade como forma de alerta. Outros utilizam as mais novas tecnologias para se expressarem, como televisores, computadores e internet. Há obras que não são para sempre, e se desintegram, pois são feitas de propósito de uma material frágil ou perecível, para deixar sua mensagem e durar pouco tempo. Os materiais são os mais variados, de trens, prédios, animais vivos a lixo reciclável, terra, grãos de café, pólen e flores. Os artistas do final do século XX conquistaram a liberdade!

Compartilhe: