Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
O autorretrato

Um artista faz um autorretrato quando produz um retrato de si mesmo, podendo utilizar técnicas diferentes, como desenho, pintura, escultura ou fotografia. Veja abaixo os autorretratos de Leonardo da Vinci, Rembrandt e Escher.

São muitos os exemplos de autorretratos em toda a História da Arte. Geralmente os artistas se retratavam em cenas cotidianas pintando seus rostos em primeiro plano. Antes da invenção da fotografia, eles preparavam as telas e tintas e pintavam a si mesmos a partir da sua imagem refletida no espelho. Cada pintor seguia seu próprio estilo de pintura, geralmente reproduzindo imagens realistas de si mesmos.

Muitos produziam seus autorretratos com alta carga emocional, retratando em sua própria imagem sentimentos diversos como felicidade ou angústia. Veja os trabalhos de Frida Kahlo e de Van Gogh com orelha cortada.

Com o surgimento da fotografia os artistas criaram novas formas de pintar e os autorretratos eram feitos em estilos que pouco tinham de realista. Abaixo autorretrato de Pablo Picasso, Paul Gauguin e Kazimir Malevich.

A invenção da fotografia permitiu também que fossem feitos autorretrtos utilizando a máquina fotográfica. E atualmente com as câmeras fotográficas em celulares qualquer pessoa pode produzir um retrato de si mesma (selfie) em poucos segundos.

Veja como está hoje em dia:

E a foto da "selfie":

Você sabia: A humorista Ellen DeGeneres (de branco, na frente) organizou esta foto, um dos selfies mais compartilhados do mundo no Oscar em 2014.

Compartilhe: