Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Alfredo, O Grande

Segundo o biógrafo oficial, João Asser, bispo de Sherbone, Alfredo da Inglaterra, mais conhecido como Alfredo, o Grande, foi rei de Wessex de 871 até a sua morte, ocorrida em 899.

Nascido em 849 no sudoeste de Inglaterra, Alfredo era filho mais novo do rei de Wessex, Etelvulfo e de Osburga.

Aos quatro anos de idade foi enviado a Roma e ungido como rei pelo Papa Leão IV, como um prenúncio do que aconteceria na idade adulta, já que teoricamente Alfredo não poderia ser rei, pois ele possuía três irmãos mais velhos.

Mais tarde, Alfredo acompanhou seu pai numa peregrinação a Roma, onde passou um período na corte do Carlos, o Calvo do Império Carolíngio, em 854 e 855. Quando retornou a Roma em 856, Etelvulfo foi destituído de seu cargo por seu filho Etelbaldo. Após disputas pelo poder, Etelbaldo governou o condado ocidental que corresponde a Wessex tradicional e Etelvulfo reinou no leste.

Em 858 o rei Etelvulfo morreu e Wessex foi dividido pelos três irmãos de Alfredo, Etelbaldo, Etelberto e Etelredo. Quando seus irmãos falecem, Alfredo é nomeado rei, na mesma época em que os vikings dinamarqueses tentam invadir o reino de Wessex.

Vale a pena informar que nessa época, a Inglaterra estava dividida em vários reinos, e ainda não era uma nação. Alguns reinos eram controlados pelos dinamarqueses que a alguns anos invadiam as Ilhas Britânicas. Em 865, os dinamarqueses desembarcam na Anglia Oriental, juntamente com um exército poderoso que devastava a Inglaterra. No entanto, quando chegaram a Wessex, o exército de Alfredo conseguiu expulsa-los.

No ano de 876, numa nova tentativa de invasão, os anglo-saxões se refugiam nos pântanos de Somerset, mas conseguem se unir e conquistar Londres e em 886, os dinamarqueses se convertem ao cristianismo e aceitam a demarcação da fronteira do território escandinavo.

A partir daí, Alfredo realiza várias tentativas a fim de proteger o país, construindo cidades fortificadas, e uma frota britânica. Em 892 quando os vikings vindos da Normandia atacam, Wessex se mantem inabalável. Nesse período Alfredo já é reconhecido como rei por todos os ingleses, não apenas pelos seus feitos como guerreiro, mas por ter sido considerado um homem piedoso e inteligente.

Durante seu reinado, Alfredo o Grande incentivou a cultura, inventou uma espécie de relógio de água, e incentivou a publicação de manuais de teologia, geografia e história. Reorganizou as finanças, o exército, o clero, reconstruiu Londres que tinha sido arrasada pelos dinamarqueses e espalhou fortificações por todo o reino, com tropas permanentes para as defenderem, promovendo assim um sentimento de nacionalidade, que levou posteriormente ao estabelecimento do Reino Unido.

Em 868, Alfredo se casou e teve seis filhos. Muito religioso, enxergava seu reinado como um encargo divino, e quando faleceu, foi canonizado.

Alfredo escreveu o seu próprio epitáfio, com os dizeres: ”Desejei viver utilmente toda a minha vida e deixar aos homens que viessem depois a minha lembrança em boas obras”. Carlos Magno e Alfredo o Grande são considerados monarcas mais importantes do século. Em Winchester, capital do reino de Alfredo existe uma estatua empunhando a espada em sua homenagem.

Compartilhe: