Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Abolição dos escravos no Ceará

Por que o dia 25.03 é feriado em Fortaleza-CE?

Disseram que é dia da libertação dos escravos. Mas não é dia 13 de maio? E nem mesmo nessa data nacional não é feriado, então, por que aqui é feriado? Têm outros lugares que também tem esse feriados?

Para responder à essa pergunta, primeiro teremos de falar sobre a abolição da escravatura no Brasil. É fato que a Lei Áurea - que determinava o fim imediato à escravidão no Brasil - foi assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. No entanto, a libertação dos escravos não se deu de forma imediata; foi um processo gradual, que levou até meses para acontecer.

Ocorre que os senhores proprietários de escravos, que dependiam exclusivamente desta mão-de-obra para os trabalhos nas fazendas, tiveram de ter um tempo para contratar trabalhadores assalariados de maneira a substitui-los. Por isso, as datas em que os escravos foram libertos variam de cidade para cidade e de Estado para Estado (que, na época, era chamado de Província).

Porém, algo que, provavelmente, quase ninguém sabe (nem a maioria dos cearenses!), é que no Ceará - e, mais precisamente, na então Vila do Acarape - os escravos foram libertados quatro anos antes da assinatura da lei Áurea, no dia 25 de março de 1884. Porém, há alguns historiadores que defendem que a libertação teria ocorrido ainda mais cedo, no dia 1 de janeiro de 1883! E para comemorar esse pioneirismo - motivo de orgulho para os cearenses - o deputado Lula Morais propôs a instituição deste feriado, através de uma emenda que foi promulgada em 6 de dezembro de 2011. Eis por que o dia 25.03 é feriado em Fortaleza, que, como bem sabes, é capital do Ceará!

Compartilhe: