Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
África: O berço da humanidade

Por que podemos considerar que a África foi o berço da humanidade? Bem, a palavra berço, no dicionário, é definida assim: lugar de nascimento; terá natal; pátria; origem; procedência.

Acontece que várias evidências apontam para o continente africano como sendo o lugar de origem dos primeiros seres humanos. Em outras palavras, o "berço" onde nossa espécie foi embalada, onde os primeiros ancestrais do ser humano - os Australopithecus - surgiram há aproximadamente 5 milhões de anos. Por isso tem gente que também se refere a este continente como Mãe África, sabia?

Entretanto, os fósseis mais antigos até agora encontrados no continente africano ficam numa região, ao Sul da África, conhecida como Vale da Grande Fenda. Este seria o local onde teriam surgido nossos ancestrais e os primeiros seres - os Homo habilis - definidos como humanos.

Teria sido a partir do Vale da Grande Fenda que o homem foi se expandindo e ocupando outras regiões - primeiro no próprio continente e, depois, fora dele - e aos poucos novas espécies foram surgindo como os Homo erectus, Homo neanderthalensis e, por fim, nossa espécie, o Homo sapiens.

Porém, assim como boa parte da nossa história e, principalmente, da pré-história, que para serem "escritas" os pesquisadores apenas podem contar com evidências, ainda não se pode provar de onde realmente teríamos saído, de onde viemos. Sendo assim, ainda hoje não se pode provar que a África tenha sido, de fato, o berço da humanidade. Porém, continuará a carregar este título porque os fósseis mais antigos, como também a maior diversidade de espécies, foram encontrados lá. E viva Mãe África! ;D

Resumindo: todas as evidências encontradas até os dias de hoje, desde os fósseis até instrumentos elaborados pelos homens pré-históricos, apontam que o processo evolutivo teve seu começo na África.

E não bastando essas evidências, as pesquisas na área da genética indicam uma origem comum do homem moderno na África. Portanto, a transformação do Homo Sapiens em formas modernas teria ocorrido primeiramente neste continente. Aos poucos, com a migração das populações para outras regiões do globo, teriam ocorrido mudanças genéticas, que provocaram novas características, devido à necessidade de adaptação. E essa seria a explicação para a diversidade das raças existentes entre nossa espécie.

Compartilhe: