Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
5 dicas para arrebentar no ENEM

Nos próximos dias 5 e 6 de novembro acontece o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O CLUBEaluno quer te dar uma forcinha nessa hora e separou 5 dicas para você arrebentar na hora da prova!

Conheça a prova

Além de estudar o conteúdo das disciplinas que caem no ENEM, prepare-se também para o exame em si. Procure saber antes o tempo de duração das provas, a quantidade e o tipo das questões, quais habilidades são testadas e os temas mais recorrentes. Para isso, vale sempre fazer simulados, resolver as provas dos anos anteriores e procurar na Internet por questões comentadas e/ou resolvidas por professores. Desta forma, você estará bem preparado e não será pego de surpresa no dia da prova.

Leia e escreva MUITO!

Para ter um bom desempenho no ENEM é indispensável interpretar as questões propostas. Porém, só se aprende interpretação de texto com muita leitura! Portanto, sempre que possível leia livros, gibis e até posts no Facebook e no Twitter! Mas não se esqueça dos sites de notícia, blogs de atualidades, jornais e revistas para se manter bem informado! Depois de toda essa leitura, escreva! A redação é o item de maior peso na nota final do ENEM e, por isso, é preciso praticar muito!

Falando em redação…

Estude como é a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Esse é o modelo de texto cobrado nas provas do ENEM e fugir desta proposta pode significar uma nota zero! Não se esqueça de que uma boa redação contém sempre título, introdução, desenvolvimento e conclusão. É fundamental que no decorrer do texto seja possível identificar um “começo”, um “meio” e um “fim”. Também é muito importante prestar muita atenção para não fugir do tema proposto! Leia atentamente o enunciado da questão e não se esqueça nunca dos textos de apoio – neles estão todas as pistas para entender melhor o tema proposto para a redação. Fica aqui uma dica nossa: comece pela redação no Domingo! Ao final da prova e de responder várias questões, é comum estar cansado demais para conseguir desenvolver um bom texto.

Controle o seu tempo

Planejamento e controle são, sem dúvida, duas das chaves para o sucesso no ENEM. Determine antes quanto tempo você pretende gastar com cada questão da prova. Dê preferência às áreas de maior peso para o curso que você escolheu. E não se prenda às questões mais difíceis: resolva inicialmente as questões que você tem maior facilidade e só depois retorne para resolver as que ficaram em branco. Deixe reservado pelo menos 30 minutos para preencher cuidadosamente a folha de respostas. E o mais importante: no grande dia, organize seu dia (e seu tempo!) para chegar ao local de provas com antecedência. Já pensou ter que esperar mais um ano, depois de tanto esforço, por causa de um atraso que poderia ter sido evitado?

Compartilhe: