Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
A Monalisa de Leonardo da Vinci

A pintura mais conhecida de Leonardo da Vinci é a Mona Lisa (1503-1506).

Também conhecida como Gioconda, o quadro é uma pintura a óleo de uma modelo desconhecida. A pintura está exposta no Museu do Louvre, em Paris, e encanta até hoje pelo sorriso enigmático e sereno representado pela técnica do sfumato.

Essa técnica, criada por Leonardo da Vinci, consiste em dar forma à pintura com luz e sombra, por meio de gradientes suaves.

Deve-se dar atenção também à paisagem ao fundo, em perfeita harmonia com a figura em primeiro plano.

Segundo o historiador Giorgio Vasari, que viveu na época de Leonardo da Vinci, a pintura mais famosa do mundo ocidental foi encomendada por um rico florentino chamado Francesco Giocondo. O ano era 1503 e Francesco pagou muito bem a Leonardo para que ele pintasse um retrato de sua esposa Mona Lisa. Mas passou-se 4 anos e o quadro não ficou pronto. A partir daí surgiram os questionamentos sobre quem seria a modelo. Seria mesmo a mulher de Giocondo ou de outra mulher? Há quem afirme que o retrato é de um jovem rapaz travestido.

Os mistérios que rondam esta pintura são muitos. O primeiro seria sobre quem teria sido a modelo a posar para Leonardo. Chegou-se a pensar que seria uma espécie de autorretrato. Sobre o sorriso há muita especulação, enigmático... queria Leonardo nos deixar alguma mensagem? Alguns especialistas dizem que o sorriso na face da modelo seria uma ilusão de ótica, nítido para uns, inexpressivo para outros. Mistérios como este cercam obras de Leonardo e de contemporâneos seus, como Michelangelo. Estudiosos sugerem que suas obras são cheias de simbolismos e mensagens ocultas. Mas o que importa mesmo é o valor artístico das obras e o talento inquestionável desses artistas.

Compartilhe: