Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
5 dicas para Geografia

Dentre os assuntos que mais fazem parte do ENEM, encontra-se os seguintes temas:

 1. Estrutura fundiária (23%): No Brasil existe uma grande concentração de terras. Menos de 2% dos proprietários são donos de cerca de 40% das propriedades rurais. Muitas vezes, questões sobre estrutura fundiária e outros assuntos de Geografia do ENEM pedem a interpretação de gráficosou tabelas. Uma das consequências da concentração fundiária é a desigualdade socia Ela é fortalecida, também, pela modernização do campo. Estude também as características da agricultura brasileira.

2. Meio ambiente e paisagens (23%): O Brasil possui uma diversidade botânica imensa. Em nosso país, podemos encontrar florestas, formações arbustivas e rasteiras, além de uma composição vegetal litorânea diversa, o que faz com que essa matéria seja frequente nos vestibulares. É importante estudar domínios morfoclimáticos, biomas e clima para Geografia do ENEM.

3. Urbanização e população (15%): Durante muitos séculos, a população rural foi maior do que a população urbana em todo o mundo. A quantidade de pessoas que habitam as cidades superou a população rural na década de 1970 no Brasil. Historicamente, o espaço urbano oferece mais oportunidades sociais, econômicas e políticas. É importante estudar as diferenças entre a urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Estude o que é megacidade, megalópole e metrópole.

4. Geologia (11%): Dentro da Geologia, existe o estudo das formas de relevo e da estrutura da Terra. Ela é formada por núcleo, manto e crosta. Devido à dinâmica da crosta terrestre, surgem terremotos, vulcões e relevos como cadeias montanhosas, por exemplo. Estude a Teoria da Tectônica de Placas e processos de formação de relevo.

5. Geopolítica (11%): A formação do território brasileiro dependeu de acontecimentos históricos e de características morfoclimáticas da região. Em Geografia Geral.

Procure entender a globalização, a multipolarização política, e as organizações reguladoras da economia. Entenda as características de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Estude a organização política, territorial e regional do Brasil.

 

 

Compartilhe: