Regras e como usar a Vírgula

Separação de palavras de mesma função sintática
Palavras de mesma função sintática são separadas por vírgula se não vierem unidos por e, ou e nem. Estas palavras podem ser sujeito, predicado, adjunto adverbial e adnominal, substantivo, vocativo, aposto etc. Exemplo: Vendemos livros, revistas, jornais, discos e brinquedos.

Isolamento do aposto
Palavra que explica ou especifica outro termo na oração, o aposto é sempre separado por vírgula. Exemplo: Minhas amigas, Ana e Paula, viajaram hoje.

Isolamento do vocativo
Palavra usada para nomear a pessoa ou objeto ao qual nos dirigimos, o vocativo também sempre será separado por vírgula. Exemplo: Ela não te chamou, João.

Isolamento do adjunto adverbial
Adjunto adverbial vem para modificar o sentido de um adjetivo, verbo ou advérbio. Será sempre separado pela vírgula. Exemplo: Ontem de manhã, ela me ligou.

Isolamento de palavras explicativas ou retificativas
Termos como isto é, ou melhor, ou seja, por exemplo, a saber e sem dúvida serão sempre separados por vírgula. Exemplo: Aquele papel, isto é, aquele documento, ficou em cima da mesa. Nesse exemplo temos uma construção diferente: isto é é o termo explicativo, mas temos uma outra separação para aquele documento, aposto de aquele papel.

Isolamento do nome de um lugar que vem antes de data
Florianópolis, 31 de agosto de 2017.

Separação de orações coordenadas
Seja nas coordenadas sindéticas ou nas assindéticas, sempre utilizaremos vírgulas para separação de orações coordenadas se elas não estiverem ligadas pela conjunção e. Exemplo: Pegou o caderno, abriu-o, fez várias anotações. Se a conjunção e aparecer, a vírgula só será utilizada quando os sujeitos forem diferentes ou quando a conjunção se repetir. Mesmo assim a vírgula é opcional. Exemplos:

• Ela não queria ir ao médico e chorava, e gritava, e esperneava.
  • Ela não queria ir ao médico e chorava e gritava e esperneava.

Separação de orações subordinadas
A vírgula será empregada para separar orações subordinadas de orações principais, no entanto, somente alguns tipos de orações subordinadas terão vírgula, como as substantivas apositivas, as adjetivas explicativas e as adverbiais.

Oração subordinada substantiva apositiva
São separadas da oração principal não só por vírgulas, mas também por dois pontos. Exemplo: Seu grande sonho, de viajar pra fora do país, estava distante.

Oração subordinada adjetiva explicativa
Eu desejo conhecer Paris, que é uma cidade com muitos atrativos.

Oração subordinada adverbial
A vírgula nesta oração é obrigatória se essas orações estiverem intercaladas ou antepostas à oração principal. A única exceção é a adverbial consecutiva. Exemplos: Como os economistas previram, o dólar subiu. Se vier após a oração principal, a vírgula é opcional.

• Ouvia muitas histórias quando era menino.
  • Ouvia muitas histórias, quando era menino.

Não devemos usar a vírgula - Sujeito e verbo
Não podemos usar a vírgula para separar o sujeito e o verbo. Exemplo: Alunos de várias salas participarão do campeonato.

Verbos e seus complementos
Quando estão juntos, não há separação. Exemplo: Comunicamos aos alunos a decisão do diretor.

Oração subordinada adverbial consecutiva
Orações que trazem consequência não serão separadas por vírgula, mesmo fazendo parte do grupo das subordinadas adverbiais. Exemplo: A chuva estava tão forte que inundou a rua.

Orações subordinadas substantivas
Com exceção das substantivas adverbiais, adjetivas explicativas e substantiva apositiva, todas as outras orações subordinadas não levam vírgula.

Orações subordinadas adjetivas restritivas
Não levam vírgula, uma vez que este tipo de oração restringe o significado do termo ao qual se refere, impossibilitando a separação de orações. Exemplo: Minhas filhas que são bonitas serão fotografadas. Neste caso, a restrição é feita somente aos jornais encontrados no porão: somente estes são velhos.