Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Artigos definidos e indefinidos

Definição de artigo
Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero (masculino ou feminino) e o número (singular ou plural) dos substantivos.

Classificação dos Artigos
a) Artigos Definidos: o, a, os, as.
Os artigos definidos determinam o substantivo de modo particular, indicando ser o substantivo já conhecido do leitor ou do ouvinte. A sua ausência generaliza o substantivo. - Eu matei o animal.

A anteposição do artigo o ao substantivo animal particulariza-o; já é do conhecimento do leitor o animal de que o texto trata. Foi definido anteriormente.

b) Artigos Indefinidos: um, uma, uns, umas.
Os artigos indefinidos não determinam o substantivo de modo particular, e sim de forma genérica. - Eu matei um animal.

A anteposição do artigo um ao substantivo animal generaliza-o; não se sabe qual é o animal de que o texto trata. Será definido ao longo do texto.

Combinação dos Artigos
É bastante comum a combinação dos artigos definidos e indefinidos com preposições. Confira no quadro abaixo as combinações mais comuns:

DE
de+ o = do
de + ele = dele
de + este = deste
de + isto = disto
de + aqui =daqui
de + ali = dali

EM
em + o = no
em + ele = nele
em + este = neste
em + isto = nisto
em + aquele = naquele
em + um = num

PER
per + o = pelo
per + a = pela
per + os = pelos
per + as = pelas

A
a + o = ao
a + os = aos
a + onde = aonde

As formas à e às indicam a fusão da preposição a com o artigo definido a (a + a). Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.

Artigos, leitura e produção de textos
O uso apropriado dos artigos definidos e indefinidos permite não apenas evitar problemas com o gênero e o número de determinados substantivos, mas principalmente explorar detalhes de significação bastante expressivos. Em geral, informações novas, nos textos, são introduzidas por pronomes indefinidos e, posteriormente, retomadas pelos definidos. Assim, o referente determinado pelo artigo definido passa a fazer parte de um conjunto argumentativo que mantém a coesão dos textos. Além disso, a sutileza de muitas modificações de significados transmitidas pelos artigos faz com que sejam frequentemente usados pelos escritores em seus textos literários.

Compartilhe: