Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Como melhorar a concentração e memorização nos estudos

Aqui vão algumas dicas para arrebentar nos estudos, melhorando sua concentração e memorização.

 # 1

Escrever em vez de apenas ler

Quando escrevemos, conseguimos entender o assunto e mantê-lo na memória. Ah, e não esqueça de escrever à mão e não digitar! O movimento de escrever ajuda na memorização do que apenas digitar. Mas não adianta copiar o conteúdo todo. Faça resumos ou esquemas da matéria. Para saber o que escrever, faça como se você estivesse preparando uma cola para uma prova. Com pequeno espaço e pouco tempo para consultar uma cola, ela se torna concisa, abordando só os pontos principais do conteúdo e é isso que precisamos quando vamos estudar.

 #2

Estudar sozinho ou acompanhado?

Tá certo que é divertido reunir colegas para estudar, mas acabamos falando outros assuntos do que estudar mesmo. Portanto, é aconselhável estudar só. Por outro lado, a melhor maneira de aprender algo é ensinando outra pessoa. Aí sim, ao ensinarmos, aprendemos muito mais. Enfim, para o início do estudo de um conteúdo, prefira estudar sozinho, para fixação e/ou revisão de conteúdos, tente ensinar, realizar mini-aulas, pois isso te ajudará bastante na fixação desses conteúdos.

 #3

Ambiente para estudar

Você deve conhecer muito bem seu relógio biológico, ou seja, saber qual seu melhor horário para estudo – manhã, tarde, noite. O importante é você fazer um esquema certo de horário de estudo e um preparo antes de iniciar, isto é, um pequeno “ritualzinho” pré-estudo, pois com o tempo (hábito), seu cérebro vai entender que é hora de estudar e ficará mais fácil a concentração.

Você pode: tomar um banho; fazer um alongamento muscular ou algum exercício que faça você sentir-se bem; desligue eletrônicos (principalmente celular), pois a tentação de conferir as mensagens ou as postagens de amigos, certamente atrapalhará sua concentração; leve um copo de água ou suco para o local de estudo; para aqueles que gostam e conseguem ouvir música enquanto estudam, o ideal é que sejam músicas em língua que você não entenda, para que não se distraia ao ouvir uma letra que chame sua atenção por qualquer razão; finalmente, seu local de estudo deve ser organizado e tranquilo (a bagunça tende a desviar nossa atenção).

#4

Use canetas marca-texto e post-its

Utilizar esses produtos para enfatizar os pontos principais é muito bom para manter o foco no que for importante. Mas cuide para não se distrair ao usar as canetas coloridas e/ou post-its.

 #5

Pratique tudo que estudou

Realize atividades, exercícios sobre o que aprendeu. Isto irá reforçar a informação no seu cérebro. A melhor maneira de fazer isso é respondendo questões e provas antigas.

#6

Seja persistente e tenha objetivos

Crie objetivos para estudar, deixe bem claro quais são seus objetivos ao estudar, isso irá te ajudar muito a aprender mais fácil.

Se quiser pode escrever seu objetivo em uma folha e colar em um mural ou em um lugar onde você o veja com facilidade, assim estará sempre lembrando o por que você está se dedicando aos estudos.

Não desista de estudar porque teve um dia ruim, seja persistente. O aprendizado é construído pouco a pouco e, se você para muito, você perde o ritmo e a continuidade do que está aprendendo. Estude todos os dias. Se houver um contratempo ou outro, normal, mas no dia seguinte volte à sua rotina. Você não deve ficar dias sem estudar. Esqueça essa história de só estudar um dia antes da prova, esse é um grande erro que alunos cometem.

Bem, estas foram algumas dicas úteis para ajudar você a se concentrar e arrebentar nos seus estudos. É lógico que existem várias formas e técnicas de facilitar seu aprendizado, mas o que passamos aqui já é suficiente para transformar sua atitude de estudar e torná-la um hábito no seu dia-a-dia. Não adiantará se você apenas ler essas dicas e não colocá-las em prática.

 

Liège Gischkow

Coordenadora CLUBEaluno

Compartilhe: