Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
As fases da 2a Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial iniciou em 1939, com a invasão da Alemanha no território polonês. A Liga das Nações, formada principalmente pela França e pela Inglaterra haviam resolvido com os alemaes que não invadiriam a Polonia, mas Hitler não respeitou esse acordo e em 1939 iniciou a Segunda Guerra Mundial.

Os países do Eixo eram formados pela Alemanha, Itália e Japão; e os países aliados eram formados primeiramente pela Inglaterra e França e depois entraram a Rússia e os Estados Unidos da América. A Segunda Guerra Mundial apresentou duas grandes fases: a primeira fase (1939- 1942) e a segunda fase (1942-1945).

A primeira fase (1939-1942) foi caracterizada por uma acelerada expansão territorial dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Nessa fase, os alemães desempenharam a ‘Guerra Relâmpago’. Hitler realizou vários ataques, utilizando armas de longo alcance, tanques e a Força Aérea Alemã (Lufwaffe).

Em três semanas de guerra, a Polônia foi reprimida e dividida pelos alemães. A parte ocidental do território polonês ficou sob domínio nazista; e a parte oriental foi controlada pelos soviéticos. A divisão da Polônia entre a Alemanha e a União Soviética ficou acordada no Pacto Germano-Soviético de 1939. Ao norte da Europa, no ano de 1940. A Alemanha conquistou a Dinamarca, a Noruega, a Holanda, a Suécia e a França.

A Alemanha dominou o norte da França, e a parte sul do país ficou sob domínio francês, governada pelo Marechal Pétain, que colaborou com os alemães, instalando o governo de Vichy. Após reprimir quase toda a Europa continental, Hitler retornou para a Inglaterra, o único país que resistiu aos ataques alemães. A marinha inglesa impediu a invasão alemã pelo mar, e a Força Aérea Inglesa (RAF)evitou a derrota inglesa

A segunda fase da guerra (1942-1945) foi caracterizada pela contraofensiva dos Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética. Em 1941, o exército alemão invadiu a Rússia em busca de mantimentos, combustíveis e matérias-primas, desencadeando no rompimento do Pacto Germano-Soviético de não agressão entre a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stalin.

O exército alemão invadiu a Rússia em 1941, suprimiu o exército vermelho soviético e tomou Moscou, a capital russa. Em 1943, os russos reorganizaram o exército vermelho e derrotaram os nazistas na Batalha de Stalingrado. Os soviéticos então marcharam para Berlim (capital da Alemanha), ocasionando no declínio do Eixo.

Quando os Estados Unidos da América entraram na Guerra, os aliados ganharam um grande poder bélico. Esse episódio foi essencial para a vitória dos aliados contra o Eixo, em 1945. Portanto, a entrada dos Estados Unidos e da Rússia foi um dos principais fatores que marcaram a segunda fase da guerra.

Compartilhe: