Arte e Ideologia

A arte deve servir a uma ideologia?

Pela definição do dicionário HOUAISS, Ideologia é um “conjunto de ideias, crenças, tradições, princípios e mitos, sustentados por um indivíduo ou grupo social de uma época, de uma sociedade”.

É comum que as pessoas de uma sociedade, em uma determinada época, interpretem o mundo de acordo com a ideologia da classe dominante. Isto porque as ideias são amplamente divulgadas pelos meios de comunicação de massa, induzindo as pessoas a julgar o certo e o errado de acordo com a ideologia dominante, muitas vezes sem parar para pensar e acabam concordando sem questionar.

Arte é a expressão da subjetividade do ser humano. O artista é aquele que tem habilidades específicas e domínio técnico para produzir grandes obras nas áreas da pintura, arquitetura, escultura, música, literatura e atualmente outros meios que caracterizam a arte contemporânea. Cada conjunto dessas obras pertence a uma determinada época, a uma sociedade, a um espaço geográfico e a uma cultura diferente. Portanto a arte é por si uma maneira de interpretar o mundo.

Yohann Sebastian Bach

Grandes obras surgiram de acordo com um pensamento ideológico. Por exemplo, no campo religioso, Bach foi um grande compositor da Igreja protestante. Michelangelo foi um grande pintor da Igreja católica. Suas obras são até hoje consideradas de grande valor artístico.

Pietá, de Michelangelo

Grandes pintores se dedicaram a criar retratos da realeza europeia e mais tarde de membros da burguesia, servindo às classes dominantes.

Mas existiram também aqueles artistas que subverteram e questionaram a ideologia dominante através de sua arte. Como é o caso de Marcel Duchamp, que causou um desconforto ao apresentar sua obra A fonte.

A fonte, de Marcel Duchamp

Não podemos negar que a arte é expressão histórica e social, diretamente ligada à ideologia da época em que foi criada. Mas a arte não se reduz somente à ideologia pois a ideologia passa, e a arte sobrevive. A arte tem um valor que é maior do que qualquer ideologia, pois trata-se de uma expressão do sentimento, da experiência e da inquietação humana.