Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Vitaminas A, C, D, E e K

As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar.

VITAMINA A

A vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina hidrossolúvel, instável e facilmente oxidável, cujas ligações podem ser quebradas pelo oxigênio, bases alcalinas e temperaturas elevadas.

A vitamina A é importante no crescimento, pois forma ossos e dentes, melhora a pele e o cabelo, protege os aparelhos respiratório, digestivo e urinário e também é importante para a visão. Em consequência à falta dessa vitamina, dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados (distúrbio conhecido como cegueira noturna). Quando caracterizada pelo ressecamento da córnea e da conjuntiva, pode agravar o problema, causando lesões que podem levar à cegueira permanente, conhecido como xeroftalmia (xeros = seco; oftalmo = olho).

A cenoura, por exemplo, é rica em betacaroteno, substância a partir da qual o organismo produz retinol, uma forma ativa de vitamina A. Outras fontes de vitamina A: leite integral, queijo, manteiga, gema de ovo, pimentão, mamão, abóbora e verduras em geral.

VITAMINA C

A vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina hidrossolúvel, instável e facilmente oxidável, cujas ligações podem ser quebradas pelo oxigênio, bases alcalinas e temperaturas elevadas.

A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas como laranja, limão e acerola, frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, amora, mirtilo) e vegetais de folhas verde-escuras.

São funções da vitamina C no organismo: fortalecer os capilares sanguíneos, é extremamente importante em tratamentos antialérgicos, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, é excelente na prevenção de gripes e infecções, atua no organismo como um poderoso antioxidante, dá resistência aos ossos e dentes, facilita a absorção de ferro pelo organismo e atua no metabolismo de alguns aminoácidos, etc.

VITAMINA D

A Vitamina D, também conhecida como Calciferol, é uma vitamina lipossolúvel (solubilidade em lipídios). Ela é obtida através da ingestão de alguns alimentos e também através da transformação do colesterol pelas radiações solares.

São funções da vitamina D no corpo humano: manter as concentrações de fósforo e cálcio no sangue, regular o metabolismo dos ossos e faz a fixação de cálcio nos ossos e dentes, nas crianças é fundamental para o crescimento ósseo. E a falta de problemas de saúde causados pela deficiência da Vitamina D: Raquitismo (nas crianças): doença causada pela carência de vitamina D no organismo. Esta doença é caracterizada por ossos fracos e moles, defeitos na dentição, crescimento físico retardado e deficiência na absorção de fósforo e cálcio. E osteomalácia (em adultos): ossos fracos e moles.

VITAMINA E

A Vitamina E, também conhecida como tocoferol, é uma vitamina lipossolúvel (solubilidade em lipídios). Desta forma, ela precisa de gorduras (que nós ingerimos nos alimentos) para ser absorvida pelo organismo. Possui propriedade antioxidante que atua no combate aos radicais livres que geram danos às células do corpo humano.

Entre as fontes alimentares que oferecem este tipo de vitamina, temos óleos vegetais (milho, oliva e algodão), nozes, amêndoa, avelã, gérmen de trigo, abacate, aveia, batata doce, vegetais verdes e frutas.

São problemas de saúde causados pela deficiência da Vitamina E: diminuição dos reflexos, retinopatia pigmentar (problema que afeta a retina dos olhos) principalmente em bebês que nascem prematuros, ruptura das hemácias (células vermelhas do sangue) e danos nas fibras nervosas.

VITAMINA K

A Vitamina K, também conhecida como anti-hemorrágica e fitomenadiona, é uma vitamina lipossolúvel (solubilidade em lipídios). Desta forma ela necessita de gorduras ingeridas para ser absorvida pelo organismo. A vitamina K possui diversos benefícios, entre os quais podemos destacar a sua ação no processo de coagulação sanguínea.

Entre os alimentos fontes de vitamina K, podemos citar: fígado, óleo de fígado de bacalhau, frutas e verduras como acelga, repolho, couve e alface São problemas de saúde causados pela deficiência da Vitamina K: Hemorragias, deficiência no processo de coagulação do sangue e formação de placas endurecidas nas artérias.

Compartilhe: