A chega dos Portugueses ao Brasil

A chegada dos portugueses ao território brasileiro ocorreu graças ao movimento das Grandes Navegações, isto é, Portugal estava buscando um novo caminho para chegar as Índias e em uma dessas expedições a armada de Cabral chegou em nossas terras.

Em 1500, o rei D. Manuel organizou uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, essa esquadra foi a mais bem aparelhada e a maior esquadra montada até então com destino as índias. Ela era formada por 1500 homens em dez naus e três caravelas.

Em 9 de março de 1500, a esquadra comandada por Cabral partiu de Lisboa rumo a Índia, beirando o continente africano, porém durante o caminho a esquadra acabou se desviando mais para o Ocidente, afastando-se da costa africana. Sendo assim, após 43 dias de viagem, em 21 de abril a tripulação começou a observar sinais de terras próximos.

No dia 22 de abril eles avistaram um monte bem alto e arredondado que deram o nome de Monte Pascoal, isso porque era semana de Páscoa. As terras que eles estavam avistando e que se aproximavam, deram o nome de Ilha de Vera Cruz.

A carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da esquadra, ao rei de Portugal, revela com detalhes os primeiros dez dias dos portugueses em terras brasileiras, descreve a beleza do lugar e suas impressões acerca dos nativos.

O desembarque foi em 23 de abril, uma quinta-feira. De manhã, Nicolau Coelho, navegador de muita experiência, foi com um bote até a praia, onde fez o primeiro contato com 18 nativos da tribo dos tupiniquins. No dia seguinte, a esquadra levantou âncora à procura de um porto melhor, que foi encontrado 70 km mais ao norte.

Em 25 de abril, houve um novo contato, os navegadores Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho e o escrivão Pero Vaz de Caminha desembarcaram na praia e trocaram presentes com os indígenas.

No domingo, 26 de abril, o capelão-mor da esquadra, frei Henrique de Coimbra, celebrou a primeira missa em terra, num local hoje conhecido como ilhéu da Coroa Vermelha.