Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Entenda mais sobre XENOFOBIA x IMIGRAÇÕES

Se liga nessa, pra arrebentar nos estudos! A XENOFOBIA é o preconceito, ou horror, das pessoas locais com relação a quem vem de outros locais. Veja:

 

Segundo o dicionário, xenofobia é: substantivo feminino: desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuiza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do pais; xenofobismo.

 

As pessoas saem de suas terras e vão para outros lugares por razões diversas. Mas a grande maioria o faz, buscando melhor qualidade de vida. Fogem de realidades críticas como a crise financeira, a falta de água, doenças, os conflitos bélicos etc., muitas vezes numa caça desesperada por uma situação que lhe promova a própria sobrevivência. Todos os seres humanos querem a mesma coisa: viver bem - claro que viver bem, varia pra cada qual, dentro dos seus valores. Mas esta é outra discussão.

 

O mundo deveria ser um lugar onde as pessoas se amassem incondicionalmente e se ajudassem mutuamente. Onde a compaixão e o amor sobressaíssem e subjugassem o preconceito, o sofrimento e a perversidade. Mas infelizmente esses valores são uma utopia romântica. A realidade humana é a brutalidade, a guerra em favor próprio, onde cada um quer se salvar, independente de quem não consiga fazer o mesmo... É como um grande navio naufragando.

 

E é isso que está acontecendo atualmente. Pessoas fogem de suas realidades para outras culturas. As culturas onde os fugitivos chegam não os querem lá, porque não querem a imposição da nova cultura e tradição em seu território, porque não querem dividir suas riquezas, porque simplesmente não gostam do diferente, porque tem medo do terrorismo e da competição que vem com o aumento populacional. Além disso, nem sempre quem chega, vem bem intencionado.

 

Leia jornais e revistas sobre o assunto. Veja os diferentes pontos de vista. Chegue a sua própria conclusão. Escreva sobre o assunto e poste suas idéias para discutirmos mais este importante tema.

Compartilhe: