Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
A abelha zangão

O zangão é o único macho da colmeia, não possui ferrão e, nasce de ovos não fecundados depositados pela rainha. A única função dos zangões é a fecundação das rainhas virgens. Por não possuir órgãos de trabalho, o zangão não faz outra coisa a não ser voar à procura de uma rainha virgem para fecundá-la.

 

Os zangões nascem 24 dias após a postura do ovo e atingem a maturidade sexual aos 12 dias de vida. Vivem de 80 a 90 dias e dependem única e exclusivamente das abelhas operárias para sobreviver: são alimentados por elas, e por elas são expulsos da colmeia nos períodos de falta de alimento – normalmente no outono e no inverno – morrendo de fome e frio.

 

Quase duas vezes maiores do que as operárias, a presença de zangões numa colmeia é sinal de que a colônia está em franco desenvolvimento e de que há alimento em abundância. Apesar de não possuir órgãos de defesa ou de trabalho, o zangão é dotado de aparelhos sensitivos excepcionais: pode identificar, pelo olfato ou pela visão, rainhas virgens a dez quilômetros de distâncias.

Compartilhe: