Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Zonas Habitáveis no espaço

A Zona Habitável se refere a um lugar não muito quente (acima de 100º Celsius), nem muito frio (abaixo de 0º Celsius) e que fique próximo da luminosidade de uma estrela. Além disso, por ter uma temperatura amena, para alguns chamada de “agradável”, é possível que exista água em estado líquido, dando assim as características necessárias para a vida.

No sistema solar, a zona habitável compreende a distancia entre os planetas vênus (108,2 milhões de quilômetros de distância do sol) e Marte (222,9 milhões de quilômetros de distancia do sol). A terra, terceiro planeta do sistema solar, estaria bem no centro desta região (cerca de 129,6 milhões de quilômetros de distancia do sol), sendo o único planeta, ainda, a possui vida e agua em estado liquido.

 

" Recentemente os astrônomos descobriram a existência de um planeta dentro da zona habitável de uma estrela. O Gliese 581 c apelidado de Super-Terra, orbita a estrela Gliese 581 na constelação de libra. Quem sabe este seja o primeiro planeta descoberto pelo ser humano com vida!"

 

Os astrônomos acreditam que as características de um planeta dentro da zona habitável e com vida teria as mesmas características da Terra: azul, por causa da água, com abundância de verdade, por causa de vegetação. Mas isto tudo porque ainda estamos muito longe. 

Curiosidade: A estrela mais próxima de nós é Próxima Centauri, há 4,5 anos luz. Com a nossa tecnologia de hoje, levaríamos mais de 80 mil anos para chegar até lá! Que loucura.

Compartilhe: