Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Aspectos politicos e sociais da Europa

Aspectos Politicos da Europa: 

A política europeia lida com as relações sociais envolvendo autoridade ou poder, que estão em constante estado de evolução no Velho Continente. Trata-se de um tópico muito mais intrigado do que em outros continentes devido a uma série de fatores, incluindo o longo histórico dos estados-nações da região, bem como pela crescente tendência moderna de um incremento da unidade política entre os estados europeus.

A política atual da Europa pode ser traçada em retrospecto pelos eventos históricos ocorridos em seu interior. Da mesma forma, a geografia, economia e cultura contribuíram para o aspecto político atual da Europa. A política moderna da Europa é dominada pela União Europeia (UE), desde a queda da Cortina de Ferro e o colapso do Bloco Oriental de Países comunistas. Com o fim da Guerra Fria, a UE expandiu-se para leste, tendo atualmente 25 estados-membros que são representados no Parlamento Europeu.

Aspectos Sociais da Europa:

A Europa é constituída de vários países, alguns com alto desenvolvimento humano (principalmente a Europa Ocidental), outros nem tanto (mais na Europa Oriental). Na Europa há monarquias (Reino Unido, Holanda e Suécia, por exemplo), há repúblicas (França, Itália e Alemanha, por exemplo), há principados (Mônaco, por exemplo), há microestados (Mônaco, San Marino, Liechtenstein e Andorra), há países em que correspondem a uma nação (França, por exemplo), mas há outros que representam uma mistura de nações, como a Bélgica. Há países historicamente pobres, como a Albânia e há países que há muito tempo se industrializaram, como o Reino Unido. Há uma tendência a pensarmos sempre na Europa Ocidental e dizermos que a Europa é rica, com boa escolaridade e cultura. Mas também há países mais ou menos pobres, países como a Grécia, Portugal, Espanha e todo o "leste europeu" em que viveram até há pouco tempo sob ditaduras.

Se na Inglaterra o povo é mais frio e cada um na sua, como alguém já apontou acima, na Itália eles são bem extrovertidos. Se a Noruega foi o primeiro país a ter sérias leis antitabagistas, na Grécia, até hoje se fuma muito e em quase todos os locais. Um traço mais ou menos comum a todos os países europeus é ter uma longa expectativa de vida.

Compartilhe: