Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Águas Vivas ou Medusas

Você já viu uma água viva, ou seja, uma medusa? Veja que lindas elas são: Linda, não é mesmo?

Também muito perigosas!

As águas vivas são a fase livre dos cnidários. Chamamos de cnidários animais que possuem células chamadas de cnidocitos ou cnidoblastos. Veja essas células interessantes ao lado. Essas células possuem um gatilho que ao menor toque é disparado, lançando sobre a pele da vítima uma substância urticante que provoca uma queimadura química. As queimaduras podem ficar realmente muito sérias e deixar marcas assustadoras, se a pessoa não for logo socorrida. Isso, porque as queimaduras químicas não param de continuar queimando, até que a substância que a está causando seja removida ou neutralizada. Como a substância urticante das águas vivas possuem um pH básico, se jogarmos uma substância com um pH ácido fraco sobre ela, ela é neutralizada. E qual o ácido fraco que todos nós temos em casa? Isso mesmo! O ácido acético, mais comumente conhecido como vinagre. 

Por isso, é muito importante, sempre que for à praia, junto com o protetor solar, colocar um frasco com um pouco de vinagre. Não podemos esquecer que o mar é a casa das águas vivas e que estamos entrando sem pedir permissão. Desta forma, acidentes podem acontecer, não é?

Agora, veja o ciclo de vida dos cnidários, para entender porque dizemos que a medusa é a forma de vida "LIVRE".

Você conhece as anêmonas, ou pólipos? Deve ter viso no desenho do Nemo. Os peixes palhaços adoram anêmonas, porque os outros peixes são sensíveis a queimaduras que elas causam, e não se atrevem a incomodá-los lá. Elas são a fase de vida fixa no substrato. Mas isso não quer dizer que estão prezas. Elas podem mudar de lugar.

Compartilhe: