Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
África Branca

A África do norte ou África branca é marcada pelo predomínio da população árabe que chegou ao norte do continente durante o processo de expansão do islamismo, com o objetivo de difundir a fé muçulmana. Fazem parte da África branca: Egito, Sudão, Líbia, Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Saara Ocidental.

Características:

> Sudão: é essencialmente agrícola. A agropecuária responde por 40% da riqueza nacional, empregando a grande maioria da população economicamente ativa do país. Os principais cultivos são de cana-de-açúcar e de algodão, além da pecuária de bovinos e ovinos. A indústria é restrita ao setor alimentício e têxtil.

> Mauritânia: desenvolve a atividade agropecuária, os principais cultivos são o arroz e sorgo, com destaque também para a criação de carneiro e de aves domésticas, e ainda beneficia-se da exploração mineral, em especial do ferro.

> Líbia: exploração do petróleo, há industrias dos ramos químicos e petroquímicos, de material de construção, têxtil e alimentício. Possui uma expressiva renda per capita, comparável à de países com médio desenvolvimento humano. As consideráveis divisas obtidas com a exploração de petróleo explicam a elevada renda per capita, que, contudo, fica concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população.

> Egito: o rio Nilo é fonte de vida e de trabalho do povo egípcio. Além de irrigar áreas extensas, a barragem também garante o abastecimento de água e de energia elétrica a população. A agricultura é desenvolvida com o emprego de técnicas tradicionais. Os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, algodão, cravo-da- índia, milho, arroz, trigo e tomate. O parque industrial do Egito tem destaque regional e continental por sua diversidade e nível tecnológico. Além da produção petrolífera, que abastece o setor petroquímico, existem indústrias metalúrgicas, têxteis, de tabaco e alimentícia. O Egito conta com um desenvolvido setor de transportes. O turismo também contribui e muito para o país.

> Argélia: o país já esteve em melhores condições econômicas, mas devido a queda do preço do petróleo no mercado mundial o país não conseguiu se reergue. Possui na Argélia indústrias do tipo petroquímicas, exportam petróleo e gás natural.

> Marrocos: essencialmente agrícola cultiva: grãos, tomate, flores e frutas cítricas. A pecuária, praticada nas montanhas, é outra atividade econômica importante, com destaque para o rebanho ovino. A economia é desenvolvida também para a área têxtil e turismo.

> Tunísia: de toda a África do norte é o país menos populoso, mas é o que tem o melhor IDH. Devido à sua localização e à instabilidade e tensão política que reinam nos vizinhos, está se tornando o centro do turismo no deserto. Essa atividade corresponde a grande parte da produção da renda nacional. As principais indústrias são do ramo têxtil, alimentício, metalúrgicos e petroquímicos. Foi o primeiro país africano a ter um movimento pelos direitos da mulher. Existe ainda na Tunísia um baixo índice de analfabetismo devido aos programas educacionais.

Compartilhe: