Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Saiba mais sobre o Zika Vírus

Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda.

 

A doença pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem, de certa forma, são semelhantes nessas doenças. Os mais frequentes na febre zika são febre por volta dos 38 graus, dor de cabeça, no corpo e nas articulações (que pode durar aproximadamente um mês), diarreia, náuseas, mal-estar. A erupção cutânea (exantema) acompanhada de coceira intensa pode tomar o rosto, o tronco e os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo Zika virus.

 

Não há vacina ou tratamento específico para o Zika vírus. Tem-se adotado o tratamento parecido com o da dengue clássica, que inclui a ingestão de grande quantidade de líquido, indispensável para combater a desidratação. Procure assistência médica em qualquer suspeita de infecção.

Compartilhe: