Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
A mecânica aparece em 33% das questões de FÍSICA do ENEM e um assunto famoso são as LEIS DE NEWTON
A primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia:
O Princípio da Inércia afirma que: ‘’Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.’’ Ou seja, traduzindo para você: o que está parado fica até que alguma força capaz de movê-lo atue sobre ele. E, ainda, o que em movimento está, em movimento continua até que alguma força interfira sobre ele.
Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica:
O enunciado da Segunda Lei de Newton dia que ‘’A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é impressa.’’ Ficou difícil entender assim? Então pense no seguinte: A mudança no movimento de um corpo é proporcional à força que se imprime a ele, e ocorre considerando a direção de onde parte esta força (Pode ser favorável ao movimento, gerando aceleração. Pode ser contrária, gerando desaceleração. E pode, ainda, interferir na direção do movimento).
A Terceira Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação:
O enunciado clássico da 3ª Lei de Newton diz que “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos. ’’ Na prática isso significa que, todo corpo ao aplicar força sobre o outro corpo, receberá outra força com a mesma intensidade (ou módulo), na mesma direção e com sentido oposto.
Compartilhe: