Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
As mudanças na vida indígena após 1500

Os povos indígenas estavam no território brasileiro antes da chegada dos portugueses. A partir desse primiero contato a vida dos índios mudou drasticamente, a primeira mudança se da na quantidade de índios, que passou de milhões para cerca de 100 mil. Atualmente somente 0,5 % da população brasileira é constituida de índios

Além de serem dizimados pelos povos europeus, os índios perderam a sua identidade cultural, devido a miscigenação e a imposição da cultura dita civilizada por parte dos ''homens brancos''.

Através das cartas de Pero Vaz de Caminha, sabemos que os índios andavam nús, porém os europeus trouxeram a cultura de usar roupas, sendo assim atualmente muitos índios usam roupas.

O idioma dos diversos povos indígenas foram se perdendo, isto porque os portugueses buscabam ''educar'' os índios, impondo a sua língua.

A religião e costumes dos índios foi aos poucos sendo trocada pela doutrina cristã, visto que esse era um dos objetivos dos colonizadores, catequizar os povos nativos, levando-os a conversão a fé cristã.

A morte de muitos dos índios se deu graças as doenças que foram trazidas pelos europeus. Como os índios desconheciam e não tinham essas doenças, a imunidade deles não estava preparada para combater tais males, sendo assim chegavam a morrer.

Foi um grande choque de culturas, porém não houve uma troca, mas sim uma imposição de sua cultura por parte dos portugueses, pois esses se consideravam civilizados, tendo de transmitir isso aos índios. Devido a grande ingenuidade dos índios, os portugueses se aproveitaram para iniciar seus projetos de exploração das riquezas desse novo mundo.

Compartilhe: