Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Associação de Resistores

Os resistores são dispositivos que conseguem transformar energia elétrica em energia térmica.

Quando colocamos resistores nos circuitos elétricos, eles tem como objetivo limitar a corrente que atravessa o circuito, mas muitas vezes um resistor não apresenta a resistência necessária, então podemos associar esses resistores para obter a resistência desejada,

Os resistores podem estar associados em paralelo ou em série. Se liga em como isso funciona:

Associação em paralelo:
Se liga na figura a seguir para entender o esquema da associação em paralelo:

De acordo com a figura acima, percebemos que a intensidade total da corrente do circuito é dada pela soma das intensidades das correntes que passa em cada resistor. Assim, temos:

Segundo a 1ª Lei de Ohm:

Então, como a intensidade da corrente e a tensão são mantidas, então a resistência total em uma associação em paralelo é dada por:

Associação em série
Se liga na figura a seguir para entender como estão os resistores associados em série:

Note que existe apenas um caminho para que a corrente passe, então a corrente é a mesma em todo os circuito. Já a voltagem ou diferença de potencial entre cada resistor varia de acordo com a resistência dos resistores:

Assim, a diferença de potencial entre os pontos inicial e final do circuito é dada por:

Como a tensão total e a corrente permanecem as mesmas no circuito, então a resistência total em uma associação em série é dada por: