Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Aspectos econômicos e industriais dos EUA

Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas os belts, a atividade industrial norte-americana também é organizada em cinturões, determinados por diversos fatores, sobretudo as características assumidas pelo país em escala global. Podemos considerar, no espaço norte-americano, duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belts e a Sun-belts, ou apenas Sul.

Manufacturing belts:
A existência de recursos naturais, notadamente a jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos, o que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias - e as jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches, localizadas mais ao sul e de fácil exploração. As condições favoráveis à navegação dos Grandes Lagos, com saída para o Oceano Atlântico pelo rio São Lourenço, bem como os bons e modernos portos da costa leste, que possibilitaram a chegada dos recursos e das matérias-primas de que a região não dispunha.

Sun-belts ou Sul:
Dentre os fatores que, nessa região, favoreceram o desenvolvimento de indústrias ligadas as tecnologias, destacam-se:
1. A posição geográfica dessa região, próxima ao Oceano Pacífico, facilitando o acesso à Bacia do Pacífico e, portanto, a países importantes, como Japão, Austrália e China. 
(Vale destacar que o governo norte-americano somente teve interesse em desenvolver seu litoral oeste devido ao aumento da importância da Bacia do Pacífico, com a reconstrução econômica do Japão, o crescimento industrial acelerado dos Tigres Asiáticos e o crescimento econômico da Austrália e da China após a Segunda Guerra Mundial.)

2. A existência de várias universidades e institutos de pesquisa que fornecem mão-de-obra de alta qualificação para as empresas e desenvolvem, juntamente com elas, programas na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

Os EUA, sendo o país mais desenvolvido, também é o país que mais polui, devido às suas indústrias. Polui muito e não abre mão de suas indústrias, por causa do meio ambiente. Por isso, a situação está cada vez mais crítica, pois assim como os Estados Unidos, outros países como China, por exemplo, tem a maior população do mundo, junto com o número de veículos que são produzidos, o número de indústrias, e por isso, nas maiores cidades, o dia permanece à noite, pois não se vê a luz do sol, devido à poluição. Pessoas usam máscaras por causa de problemas cardíacos.

Sempre há essas reuniões internacionais dos líderes de cada país, sobre o problema da poluição que cada país causa, mas nunca dá em nada, pois ninguém quer abaixar sua economia, produção, por causa do meio ambiente.

Compartilhe: