Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
As várias formas de preconceito

Existem várias formas de preconceito no decorrer da história, pois ele está inserido em todos os círculos de interação humana. No entanto, em duas ocasiões em especial, o preconceito trouxe implicações catastróficas para a sociedade.

Existe a crença de que o surgimento do racismo no Brasil iniciou no período colonial, quando os portugueses chegaram aqui e tiveram dificuldades em escravizar os índios.

Entre as justificativas para a dominação dos negros africanos, e submissão à condição de escravos, eram utilizados duas linhas de pensamento,religiosa e "cientifica". A primeira decorreu pela elucidação bíblica que apontava a maldição de Caim, a qual recaiu sobre os negros africanos.

Já a segunda explicação baseou-se nas teorias do naturalista Charles Darwin (1809-1882), principalmente entre as nações europeias do final do século XIX e início do século XX, que recorreram às teorias evolucionistas para justificar a entrada no continente africano, através do Imperialismo. Os países envolvidos nesse neocolonialismo levaram o pensamento de Darwin com valores morais e passaram a agregar as características físicas e intelectuais dos negros numa escala evolutiva, na qual estavam na base e os brancos no topo do processo evolutivo.

A escravidão africana marcou profundamente a história do Brasil, pois a principal forma de trabalho na época colonial foi a utilização de mão-de-obra escrava. Este trabalho instalou-se no Brasil a partir do estabelecimento da monocultura de cana-de-açúcar.

Os negros foram explorados no Brasil por mais de 300 anos. Entre os séculos 16 e 19 foi enorme a quantidade de africanos retirados à força de sua terra natal para trabalharem como escravos em terras brasileiras – colônia de Portugal.

Estima-se que 4 milhões africanos tenham desembarcado no Brasil, entre 1550 e 1850, trazidos à força de seu continente, de regiões onde hoje estão Angola, Congo, Costa do Marfim, Guiné, Mali e Moçambique.

Outro exemplo de preconceito que marcou profundamente a história, aconteceu no decorrer da Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial, iniciada em Setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem e sua ganância em toda a longa história deste sobre a terra. Envolveu 72 (setenta e duas) nações e foi travada em todos os continentes (de maneira direta ou indireta). O número total de mortos superou a casa dos 50 milhões e deixou, ainda, outros 28 milhões mutilados (sem braços, pernas, cegos, com sequelas psicológicas). É difícil mensurar quantos outros milhões saíram do conflito com vida, mas completamente inutilizados devido aos traumas a que foram submetidos (bombardeios aéreos, torturas, fome e medo constante).

Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, criam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à pureza alemã. A partir vigorou a ideia de que o povo alemão, descendente da raça superior( os arianos) tinham o direito de dominar as raças inferiores (judeus, eslavos, etc.)

Hitler ficou preso durante um tempo, por motivos políticos, e enquanto estava na prisão escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta). Minha Luta é um livro que contém todo o ódio de Hitler para o povo judeu. Ele culpa os judeus de todo o sofrimento alemão e declara todo o povo judeu, alemão ou não, como inimigo natural da raça ariana. Para Hitler os judeus tinham muito dinheiro, terra e poder da imprensa, e como na opinião de Hitler, os judeus tinham sangue ruim e iriam tentar misturá-lo com arianos ao se casar, transformando seus filhos em judeus. Ele acreditava que isso levaria à conquista da Alemanha pelos judeus.

Essa crença de que os judeus faziam parte de uma raça inferior, e poderiam corromper e destruir a pureza alemã, chamamos de ANTISSEMITISMO

Compartilhe: