Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
As três Capitais do Brasil

Durante os três períodos da história brasileira (Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República), o país teve três capitais: Em Salvador, Rio Janeiro e por último, Brasília.

Em 1549, Tomé de Sousa(1502/1503-1579), fidalgo, militar e político português, de uma família de influência, foi nomeado capitão-mor e governador-geral de todas as capitanias do Brasil. Desta forma, ele veio para o Brasil para tomar posse do cargo e tambem para criar uma capital na colônia. O local escolhido foi a capitania da Bahia. Desta maneira, em março de 1549, a cidade de Salvador foi fundada como capital oficial da colônia, sendo durante mais de dois séculos o centro político,economico e administrativo do Brasil.

Salvador foi a capital administrativa da colônia até 1763, quando o Marquês de Pombal, transferiu a capital para a cidade do Rio de Janeiro. Inspirado pelos ideais iluministas, Pombal realizou diversas reformas políticas no Brasil, e com o intuito de deixar a administração colonial portuguesa mais próxima da região mineradora de Minas Gerais, decidiu que o Rio de Janeiro se tornasse a nova capital do Brasil.

Do Rio de Janeiro, a capital foi transferida para a cidade de Brasília. Essa mudança demorou mais de 200 anos para ocorrer e em 1960, depois de cinco anos de construção, a atual capital do Brasil foi finalizada, mas que fora construído no governo de Juscelino só fora o básico para seformar a cidade, muitos outros edifícios, estradas, cidades-satélites só foram construídos bem depois. As obras de Brasília duraram por mais de vinte anos.

Durante esses cinco anos de construção inicial, a maior parte da mão-de-obra que ali trabalhou, fora de emigrantes nordestinos. Por isso que algumas pessoas narram que foram "os nordestinos que ergueram Brasília".

A intenção do presidente Juscelino Kubitschek era modificar a capital do Brasil para um lugar distante dos grandes centros. Sendo assim, ele transformou o Centro Oeste na capital do país. 

Compartilhe: