Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
As artes cênicas

Chamamos de artes cênicas as atividades artísticas que são apresentadas em um palco ou em um cenário qualquer, por artistas que utilizam principalmente o corpo como forma de expressão. Sendo assim podemos incluir no mundo das artes cênicas:

O Teatro


Trata-se de uma apresentação em que atores representam personagens de uma história para um determinado público presente. Cenografia, iluminação, música e sonoplastia criam o ambiente das cenas. Aos atores cabe a arte da representação, que inclui gestos, expressão corporal e entonação de voz. Os personagens de uma peça teatral também podem ganhar vida em bonecos ou em silhuetas de sombras projetadas na parede.

A dança


A dança é uma arte que faz dos movimentos do corpo o seu meio de expressão. Uma apresentação de dança também acontece em um palco de teatro, ou em um cenário alternativo. Do ballet clássico à dança de rua, todos os tipos de dança acontecem ao som de músicas variadas e os dançarinos vestem um figurino específico. Através da dança os artistas contam histórias e expressam sentimentos em coreografias criativas. Os cenários ganham cada vez mais importância nas apresentações de dança, incluindo novas tecnologias como vídeos e interatividade.

A ópera


Trata-se de uma apresentação musical em que atores cantam e representam personagens de uma história. Há óperas com cenários fantásticos e efeitos especiais. Os figurinos são muito bem elaborados e os atores/cantores são acompanhados por uma orquestra e às vezes por bailarinos.

Compartilhe: